Facebook Instagram

Disfunções Temporomandibulares

Disfunção Temporomandibular (DTM) é a alteração dos tecidos que envolvem o sistema mastigatório, principalmente os músculos da mastigação e articulações temporomadibulares (ATMs).

Disfunções Temporomandibulares

A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma articulação bilateral que liga a mandíbula ao crânio e é responsável por todos os movimentos da mastigação. Situada na face, em frente aos ouvidos, a ATM é formada pelo osso temporal do crânio, côndilo da mandíbula, disco articular, cartilagem, cápsula e demais tecidos específicos de uma articulação. Juntamente com vários músculos, ligamentos, ossos e as arcadas dentárias, a ATM possibilita mexer a mandíbula em movimentos de abertura, fechamento, lateralidade e protrusão, o que permite mastigar, falar, bocejar e beijar, entre outras movimentações.

Como em qualquer articulação do corpo, a ATM pode sofrer desgaste, traumas e desarmonias. Qualquer fator que interfira no funcionamento do complexo sistema que envolve a ATM pode resultar em uma Disfunção Temporomandibular (DTM).

Agende uma consulta pelo nosso WhatsApp

 

Disfunção Temporomandibular – DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) é a alteração dos tecidos que envolvem o sistema mastigatório, principalmente os músculos da mastigação e articulações temporomadibulares (ATMs). Dores de cabeça, dentes, ouvidos e pescoço, fadiga e dor nos músculos da face, ruídos articulares, travamento dos movimentos da boca e desgaste nos dentes são alguns dos alertas de possíveis DTMs. Entre as intercorrências mais comuns que podem afetar as ATMs está o bruxismo.

Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional que pode ser definida como o ato de apertar e/ou ranger os dentes. É considerada uma doença universal, bastante comum em todas as faixas etárias e em ambos os sexos. Para a maioria das pessoas é um ato inconsciente que só é detectado quando alguém da família percebe o som do ranger dos dentes ou através dos principais sintomas ao acordar: dores nos dentes, nos músculos da face e na mandíbula. Os casos mais severos de bruxismo também causam fortes desgastes dentários, amolecimento dos dentes e zumbido nos ouvidos, além de dores na cabeça, no pescoço e nos ombros.

O bruxismo pode ser classificado em cêntrico e excêntrico. O bruxismo cêntrico é caracterizado pelo apertamento dos dentes. Geralmente acontece durante o sono, mas não é incomum também durante o dia. Já no bruxismo excêntrico, além do apertamento dos dentes, ocorre o movimento da mandíbula e o ranger de dentes. É bem mais frequente durante o sono e bastante comum em crianças com dentição de leite.

Para as duas disfunções, indica-se o uso noturno de placas rígidas de acrílico, conhecidas como placas miorrelaxantes. Estas placas têm a finalidade de restabelecer a posição da mandíbula e relaxar a musculatura da face, protegendo os dentes de futuros desgastes e possíveis danos nas ATMs. Também pode ser necessária a reconstrução de dentes desgastados que estejam prejudicando a oclusão das arcadas.

Os dois tipos de bruxismo podem ser causados por situações de estresse, tensão, ansiedade ou problemas na posição dos dentes. Por ser uma doença multifatorial, além da interferência do dentista, o tratamento pode exigir a utilização de relaxantes musculares, analgésicos, tranquilizantes e eventual tratamento psicoterápico. A conscientização do paciente sobre como o bruxismo funciona é outro passo importante para o tratamento.

Agende uma consulta pelo nosso WhatsApp

 

Share Button
Contato

Rua General Souza Doca, 71/304
Cep 90630-050 - Bairro Petrópolis
Porto Alegre - RS - Brasil

+55 (51) 3330 6409

+55 (51) 9896 0056

Estacionamento conveniado

M1 Estacionamento
Entrada pela Av. Protásio Alves, 2310
Veja como chegar

mapa

© Viviane Storchi - Por Aldeia