Facebook Instagram

Próteses e Implantes

As próteses dentárias podem substituir um ou vários dentes e podem ser fixas ou removíveis. Entre as principais técnicas destacam-se a faceta, a coroa protética e a ponte fixa (próteses fixas) e a prótese parcial removível e a dentadura (próteses removíveis).

Próteses e Implantes

A perda dos dentes e a presença de dentes parcialmente destruídos ocorrem por vários motivos, como traumatismos, cáries, doenças na gengiva e nos ossos que sustentam os dentes e estresse causado por bruxismo ou falta de apoio de outros dentes. Também existem casos de falta de dentes por ausência congênita (falta de dente permanente para substituir o dente de leite).

A ausência de um ou mais dentes e dentes destruídos podem causar sérios problemas ósseos e interferir na mastigação, digestão, respiração e fonética, além do desagradável impacto estético. Para recuperar a saúde bucal é fundamental a rápida reposição dentária através de próteses ou implantes. A escolha do tratamento ideal para cada caso clínico depende de uma avaliação criteriosa de um dentista especializado.

Agende uma consulta pelo nosso WhatsApp

 

Reposições dentárias – próteses

As próteses dentárias podem substituir um ou vários dentes e podem ser fixas ou removíveis. Entre as principais técnicas destacam-se a faceta, a coroa protética e a ponte fixa (próteses fixas) e a prótese parcial removível e a dentadura (próteses removíveis).

Faceta

A faceta é indicada para restaurar dentes menos fragilizados ou destruídos e que tenham parte da coroa saudável para servir de apoio. Nesta técnica, a faceta pode cobrir no máximo três faces do dente, considerando que os dentes anteriores, incisivos e caninos possuem quatro faces e os pré-molares e molares possuem cinco faces. A faceta pode ser confeccionada em resina composta ou em porcelana, de acordo com a exigência estética e funcional de cada caso clínico.

Imagem meramente ilustrativa

Lentes de contato e Fragmentos cerâmicos

As lentes de contato e os fragmentos cerâmicos são lâminas finas e pedaços cerâmicos que completam estruturas dentárias, mais especificamente partes do esmalte dentário perdido ou desgastado com o tempo.
Algumas vezes, desgastes dos dentes são necessários para a correta adaptação destes trabalhos cerâmicos delgados e delicados. Porém, os mesmos serão de pouca magnitude e extensão. Têm uma indicação bastante precisa e, quando corretamente indicados e utilizados, dão um resultado estético e funcional bonito e natural.
 

 Coroa protética

A coroa protética é indicada quando há grande ou total perda da coroa do dente. Assim como a faceta, a coroa pode ser confeccionada em resina composta ou em porcelana. A principal diferença entre os dois materiais está na qualidade e na execução do tratamento. Enquanto a resina é um material mais simples e pode ser trabalhada pelo próprio dentista em uma única consulta, a porcelana é um material mais nobre e precisa ser confeccionada por um protético especializado.

 

Prótese parcial fixa

A prótese parcial fixa, também conhecida como ponte fixa, é indicada para preencher o espaço deixado pela perda de dois ou mais dentes. Nesta técnica, uma prótese com dentes artificiais é confeccionada em laboratório e depois é cimentada nos dentes adjacentes ao espaço vazio, criando uma ponte para ligar os dentes. Com o aprimoramento das técnicas de próteses e implantes dentários, sua indicação tem diminuído, mas existem situações clínicas onde são necessárias e indicadas.


Reposições dentárias – implantes

Os implantes são indicados para muitos casos de perdas dentárias. Porém, exigem critérios rigorosos de avaliação da saúde do paciente e dos tecidos ósseo e gengival envolvidos no procedimento de reposição.

Os implantes são suportes de metal, normalmente de titânio, que são fixados no osso alveolar, na região abaixo da gengiva, para substituir as raízes dos dentes perdidos. Quando integrados ao osso, permitem a colocação de próteses dentárias (unitárias ou com mais elementos) e dentaduras removíveis.

A principal vantagem da utilização de implantes é a possibilidade de resguardar os dentes adjacentes ao espaço deixado pelos dentes ausentes, já que estes não serão utilizados como apoio e, consequentemente, não serão desgastados.

Para garantir a eficácia do tratamento com implantes é fundamental que sejam observados diversos fatores, como as condições de saúde da gengiva, quantidade de osso adequado, comprometimento do paciente na higiene bucal e visitas regulares ao dentista.

Agende uma consulta pelo nosso WhatsApp

 

Share Button
Contato

Rua General Souza Doca, 71/304
Cep 90630-050 - Bairro Petrópolis
Porto Alegre - RS - Brasil

+55 (51) 3330 6409

+55 (51) 9896 0056

Estacionamento conveniado

M1 Estacionamento
Entrada pela Av. Protásio Alves, 2310
Veja como chegar

mapa

© Viviane Storchi - Por Aldeia